PROGRAMA

A disciplina “Formação Didático-Pedagógica em Saúde” visa o preparo do pós-graduando para o exercício da função docente. Parte-se do princípio de que a formação para a função docente não significa apenas a instrumentação técnica, mas também uma reflexão crítica desta prática e da realidade onde esta se realiza.
Esta disciplina procura englobar os conteúdos de Didática e Pedagogia em Saúde. Em Pedagogia prevalece a discussão sobre o sentido da prática, procurando-se analisar seus determinantes através do estudo do sistema educacional e suas particularidades no campo da saúde. Em Didática, ocupam lugares privilegiados o planejamento e a prática de aula.
O curso tem uma carga horária de 60 horas, distribuídas em 10 encontros de 3 (três) horas cada, sendo 30 horas-aula e 30 horas de atividades extraclasse e é oferecido nas modalidades presencial e semipresencial com uso da plataforma Moodle.

EMENTA

Caracterização do sistema educacional brasileiro. Reflexão crítica da função docente no ensino em ciências da saúde. Papel docente na formação do profissional de saúde no atual contexto de políticas públicas. Análise e desenvolvimento de planejamento educacional. Estudo de tendências e estratégias pedagógicas no processo ensino-aprendizagem. Problematização sobre diretrizes curriculares nacionais, currículo e desenhos curriculares. Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem. Reflexão sobre novas tecnologias nas áreas da educação e da saúde.

CONTEÚDOS

Sistema educacional brasileiro; contexto das políticas públicas de saúde e educação; função docente na área da saúde; planejamento educacional; processo ensino-aprendizagem: tendências e estratégias pedagógicas; diretrizes curriculares nacionais; currículo e desenhos curriculares na área da saúde; avaliação da aprendizagem: concepções, instrumentos e procedimentos; novas tecnologias em educação e saúde.