ORIENTAÇÕES PRÉ-DEFESA DE DISSERTAÇÃO

REGRAS PARA FORMAÇÃO DA BANCA
A composição da Banca deve seguir as normas da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Escola Paulista de Enfermagem.

Membros Titulares - obrigatoriamente são 3 e atender aos requisitos:

• Ter doutorado concluído, preferencialmente com experiência de orientação em IC, especialização e/ou pós-graduação stricto sensu.

COMPOSIÇÃO:

Membros Titulares

• 1 (um) docente da UNIIFESP, podendo ser do programa (PPGECS);
      • 2 (dois) docentes externos a UNIFESP de instituições diferentes.

Membros Suplente -  obrigatoriamente deve ser um membro externo

• 1 (um) docente externo a UNIFESP e com vínculo institucional diferente do apresentado pelos MEMBROS TITULARES EXTERNOS.

OBSERVAÇÃO: Docente que seja do Corpo Docente Permanente ou do Corpo Docente Colaborador do PPGECS, ainda que tenha outro vínculo institucional, será considerado INTERNO AO PROGRAMA.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA SOLICITAÇÃO DE DEFESA
Preenchimento do formulário de solicitação de banca clique aqui, depois enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. no formato do word (.doc) , juntamente com os documentos abaixo:

• Capa da dissertação;
      • Capa do produto;
      • Parecer  de aprovação do Comitê de Ética da UNIFESP;
      • Cursos para uso da plataforma CEP (Moinhos): acesse
      • Certificado de aprovação no Exame de Proficiência;
      • Planilha de créditos:
        Como consultar créditos (1. Acessar a Intranet com login e senha; 2. Clicar no MENU e acessar a aba “UNIFESP”; 3. Rolar a barra até “Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação” e clicar em “Consulta Alunos Pós-Graduação”; 4. Realizar a Pesquisa);
      • Relatório de Similaridade da dissertação e do produto técnico, gerado pela ferramenta Turnitin ou similar (encaminhar relatório completo e não o recibo de verificação).
      • Declaração do orientador sobre o atendimento das exigências de integridade acadêmica (Modelo em anexo) clique aqui / faça o download. No caso de índices maiores a 20% de similaridade pela ferramenta Turnitin ou similar, encaminhar no texto justificativa plausível do alto valor de similaridade.
      • Instrumento de avaliação de qualidade do produto educacional. clique aqui / faça o download
      • Comprovação de artigo submetido/ produção em evento científico em conjunto entre orientador e orientando, por meio do envio do currículo lattes completo com a passagem destacada, conforme exemplo abaixo:

producao

CALENDÁRIO PARA SUBMISSÃO DE DEFESAS
Favor seguir prazo de 45 dias para a tramitação do processo de solicitação de banca de defesa conforme Calendário 2024 em anexo. (clique aqui)

ORIENTAÇÕES PÓS-DEFESA DE DISSERTAÇÃO
Seja ela pública ou por parecer, o estudante tem 30 dias para efetuar as correções sugeridas pelos integrantes da Banca Examinadora. Na Dissertação é obrigatória a utilização das Normas da ABNT. O arquivo atualizado com as correções deverá ser encaminhado ao Orientador para apreciação e obtenção da aprovação final.

Após a aprovação do teto, incorporando as sugestões da banca, o /a mestranda deverá fazer o Depósito da Dissertação e do Produto Educativo no Repositório da Universidade Federal de São Paulo. (clique aqui)

SOLICITAÇÃO DO DIPLOMA / DOCUMENTOS:

Após realizados os trâmites relacionados à assinatura da ata pelos membros participantes da banca, envio da dissertação e produto técnico finalizados para o repositório institucional, encaminhamento à secretaria dos relatórios de similaridade da dissertação e produto técnico atualizados e assinatura do termo de publicação das mesmas (esses procedimentos serão direcionados pela secretaria em contato por e-mail com  o aluno), a defesa será homologada pela Câmara de Pós-Graduação ( dentre 30 dias, em média, o status no portal do aluno do SIIU mudará a informação de "EM CURSO" para "FORMADO").
Após homologada a defesa, o aluno poderá encaminhar à secretaria os documentos (todos em formato PDF) descritos abaixo:

Carta-Aceite do orientador assinada por aluno e docente, atestando as devidas alterações (modelo em anexo);

Estando todos os documentos corretos, a secretaria os encaminhará à câmara para validação junto à Pró-reitoria.
Após 2 a 3 meses, em média, da confirmação ao aluno do envio dessa documentação da Secretaria para a Câmara de pós, e não havendo nenhuma irregularidade identificada pelas instâncias superiores, o aluno pode agendar a retirada do diploma junto à câmara de pós pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.