MEMÓRIAS E AFETOS: TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGENS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Este caderno traz narrativas que contam trajetórias de vida de profissionais da área da saúde que participaram das turmas 8/2022 e 1/2023 da disciplina “Formação Didático-Pedagógica em Saúde”, ofertada pelo CEDESS aos pós-graduandos do campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Teve como referência a tese de doutorado1 da pesquisadora Cláudia Almeida, cujo tema de pesquisa foi a “Fotografia digital e a construção da identidade do educador”. Esse trabalho acadêmico foi desenvolvido na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, sob a coordenação do professor Dr. Fernando José de Almeida.

O objetivo da atividade de elaboração das narrativas foi compreender como se torna possível ao profissional de saúde construir reflexivamente sua trajetória de formação e elaboração da identidade profissional a partir da memória, acionando seus arquivos fotográficos. Essa proposta foi materializada por meio de uma atividade individual desenvolvida com cada uma das turmas e postada no ambiente virtual Google Sala de Aula.

Nesse número conheceremos as trajetórias de vida que forjaram os profissionais da saúde: Ícaro Grandesso, - médico otorrinolaringologista - que nos mostra a importância da persistência e da família na realização profissional; Michele Aparecida da Silva - fisioterapeuta - que nos revela a beleza de nos abrirmos para o novo que se apresenta a cada dia; Tony Anderson - educador físico - que traz uma trajetória de esforço, meta, persistência, dedicação e estudo; Alexandre Augusto Ferreira da Silva - odontólogo - cuja escolha da profissão foi impulsionada após um acidente de bicicleta; Souvenir Zalla - neuroengenheiro - que nos conta como, ao longo da sua carreira, aconteceram vários momentos que provocaram mudanças em seu percurso; Daniela Cristina da Silva - enfermeira - que escreveu uma carta para o Papai Noel pedindo para ser cientista; Marta Ângela Marcondes - bióloga - que mostra a importância da escola básica na escolha de sua profissão; e João Victor Jacomele Caldas - médico ginecologista - que iniciou sua trajetória no interior de Minas Gerais e hoje desbrava os desafios da cidade grande. Todos eles nos revelam momentos da existência, com suas dificuldades, dores, obstáculos, alegrias e superações que muito nos inspiram.

capa08 completo

versão completa.pdf