O Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde, (recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES em dezembro de 2002) é uma iniciativa pioneira no Brasil nesta área do conhecimento. Os objetivos nucleares do Programa são pesquisar e produzir conhecimentos sobre o Ensino em Ciências da Saúde, bem como propiciar uma qualificação técnica, criativa e potencialmente transformadora de professores e técnicos de nível superior para o ensino nessa área. O Programa contempla a modalidade Mestrado Profissional.

TABELA CAPES QUALIS ENSINO 2022  clique aqui / download

TABELA CAPES QUALIS INTERDISCIPLINAR 2022  clique aqui / download

OBJETIVO
Volta-se para a formação de um Mestre que:

      • planeje, implemente e avalie ações educativas inovadoras no seu espaço profissional;
      • produza conhecimento sobre o Ensino em Ciências da Saúde a partir da problematização de suas práticas e;
      • esteja apto para a avaliação contínua, critica e transformadora de suas práticas cotidianas no Ensino em Ciências da Saúde.

PERFIL DO CANDIDATO
O candidato do Mestrado Profissional do Programa deverá desenvolver, em seu percurso formativo, competências, saberes e experiências investigativas que lhe possibilitem relacionar teoria e prática. O candidato deverá identificar e problematizar temáticas/problemas/questões surgidas de sua prática profissional com vistas à transformação do ensino em ciências da saúde, seja no âmbito do ensino, da educação permanente e/ou da educação na saúde.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Ensino em Ciências da Saúde.

LINHAS DE PESQUISA
1. AVALIAÇÃO, CURRÍCULO, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO EM SAÚDE
Avaliação do processo ensino-aprendizagem em seus diversos níveis (individual, de grupos, de programas e de instituições). Desenhos e estratégias de planejamento e desenvolvimento de currículos em saúde. Inovações curriculares em saúde, processos de interdisciplinaridade e interprofissionalismo. Processos de formação em saúde e desenvolvimento docente.

Corpo Docente Permanente:

      • Profa. Dra. Carla Cilene Baptista da Silva
      • Profa. Dra. Irani Ferreira da Silva Gerab
      • Prof. Dr. Leonardo Carnut
      • Profa. Dra. Lúcia da Rocha Uchôa Figueiredo
      • Prof. Dr. Nildo Alves Batista
      • Profa. Dra. Patrícia Rios Poletto
      • Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
      • Profa. Dra. Rosana Aparecida Salvador Rossit
      • Profa. Dra. Rosangela Soares Chriguer
      • Profa. Dra. Sylvia Helena Souza Da Silva Batista
      • Profa. Dra. Viviane Candido

Corpo Docente Colaborador:

      • Profa. Dra. Ana Maria de Souza Pinto
      • Profa Dra. Linda Omar Bernardes de Alvarenga
      • Profa. Dra. Lúcia Dias da Silva Guerra

2. EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Planejamento, desenvolvimento e avaliação da educação de profissionais inseridos em diferentes contextos, tomando como eixo nuclear a educação permanente na perspectiva da consolidação das políticas sociais, com ênfase no SUS.

Corpo Docente Permanente:

      • Profa. Dra. Adriana Rodrigues Domingues
      • Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Henz
      • Profa. Dra. Ana Rojas Acosta
      • Profa. Dra. Angela Aparecida Capozzolo
      • Profa. Dra. Flavia Liberman Caldas
      • Profa. Dra. Karina Franco Zihlmann
      • Profa. Dra. Laura Camara Lima
      • Prof. Dr. Leonardo Carnut
      • Profa. Dra. Lúcia da Rocha Uchôa Figueiredo
      • Profa. Dra. Luciane Maria Pezzato
      • Profa. Dra. Maria Cristina Mazzaia
      • Profa. Dra. Maria Fernanda Petroli Frutuoso
      • Profa. Dra. Maria de Fátima Ferreira Queiróz
      • Profa. Dra. Patricia da Graça Leite Speridião
      • Profa. Dra. Patricia Martins Goulart
      • Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
      • Profa. Dra. Rosana Aparecida Salvador Rossit
      • Profa. Dra. Rosangela Soares Chriguer
      • Prof. Dr. Sidnei José Casetto
      • Profa. Dra. Stella Maris Nicolau

Corpo Docente Colaborador:

      • Profa. Dra. Alice Dianezi Gambardella
      • Profa. Dra. Ana Maria de Souza Pinto
      • Profa Dra. Linda Omar Bernardes de Alvarenga

3. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE
Planejamento, desenvolvimento e avaliação de processos educacionais voltados para a promoção da saúde, bem como para a prevenção, proteção e cuidados no plano individual e coletivo, na perspectiva da educação emancipatória.

Corpo Docente Permanente:

      • Profa. Dra. Ana Rojas Acosta
      • Profa. Dra. Andrea Jurdi
      • Profa. Dra. Carla Cilene Baptista da Silva
      • Prof. Dr. Cleber Tiago Cirineu
      • Profa. Dra. Edvane Birelo Lopes de Domenico
      • Prof. Dr. Fernando Sfair Kinker
      • Profa. Dra. Jaquelina Maria Imbrizi
      • Profa. Dra. Karina Franco Zihlmann
      • Profa. Dra. Luciana Togni de Lima e Silva Surjus
      • Profa. Dra. Luciane Maria Pezzato
      • Profa. Dra. Maria de Fátima Ferreira Queiróz
      • Profa. Dra. Maria Fernanda Petroli Frutuoso
      • Profa. Dra. Patrícia Martins Goulart
      • Profa. Dra. Patrícia Speridião
      • Prof. Dr. Rodolfo Antonio Morrison Jara
      • Profa. Dra. Stella Maris Nicolau

Corpo Docente Colaborador:

      • Profa. Dra. Alice Dianezi Gambardella
      • Profa. Dra. Christine Barbosa Betty
      • Prof. Dr. Cleber Tiago Cirineu
      • Profa. Dra. Cristiane Gonçalves Da Silva
      • Profa. Dra. Raquel Baptista Spaziani
      • Prof. Dr. Rodolfo Antonio Morrison Jara

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
A estrutura curricular do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde contempla um conjunto de atividades que constituem subsídios teórico-conceituais e metodológicos para uma atuação crítica, reflexiva e criativa dos futuros mestres nos seus ambientes de prática profissional. Tal estrutura curricular fundamenta e viabiliza a elaboração de um trabalho de conclusão de Mestrado que represente uma análise situacional e um projeto de intervenção com vistas à transformação das práticas.

A trajetória curricular do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde compreende um período de formação de 2 anos, nos quais o mestrando integralizará 30 créditos em disciplinas e 30 no trabalho de conclusão.

MATRIZ CURRICULAR
Grande área: Multidisciplinar.
Área: Ensino.
Total de créditos para o Mestrado Profissional do PPGECS: 30 créditos (a ser inclusos os 3 créditos da disciplina Acompanhamento de Práticas Profissionais (APP).

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS
O mestrado é inteiramente gratuito, mediante aprovação em processo seletivo anual.
As aulas são ministradas as quintas e sextas-feiras, em período integral, quinzenalmente, na Unidade de matrícula do aluno (Unidade CEDESS, ou Baixada Santista)
.

ATIVIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS E COMUNS A TODOS OS ALUNOS

GEPPRA I, II e III: 45h = 3 créditos (sendo 1 crédito para cada GEPRA) (ementa leia mais)
Seminários I, II e III: 45h = 3 créditos (sendo 1 crédito para cada seminário) (ementa leia mais)

DISCIPLINAS ELETIVAS
O aluno deve cursar pelo menos 2 (duas) disciplinas eletivas, sendo 1 (uma) do Programa, total 15h = 1 créditos, para cada disciplina.
As disciplinas oferecidas pelo Programa serão divulgadas no decorrer do curso no cronograma.

ATIVIDADE CURRICULAR/DISCIPLINA OBRIGATÓRIA POR LINHA
O aluno em comum acordo com o seu orientador deverá escolher uma das disciplinas abaixo para cursar (obrigatório):

ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES (total 150h = 10 créditos), sendo:
1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES
* Todas as atividades deverão ser efetuadas mediante prévio aceite do orientador, e serão discutidas e validadas na CEPG. Serão aceitos documentos comprovatórios somente dentro do período de vinculo do aluno com o Mestrado.

      • Participação em eventos científicos: 15h = 1 crédito
      • Participação em eventos científicos com apresentação de trabalho: 30h = 2 créditos
      • Participação em grupos de pesquisa: para cada grupo de pesquisa = 15h = 1 crédito
      • Atividades que o orientador julgar relevante para a realização da pesquisa: 15h = 1 crédito

* Assistirem a no mínimo 3 Defesas Públicas de Dissertação do Programa Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS  (as defesas são um momento de  experiência para o aluno portanto não computam créditos).
Clique aqui para preencher o formulário de emissão de créditos e entregar na secretaria do mestrado.

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
O mestrando, no decorrer do Curso, deverá ser aprovado no exame de proficiência em inglês ou espanhol, conforme diretrizes do Regimento do Programa.
Clique aqui para informações sobre o Exame de Proficiência de Lingua Inglesa

REQUISITOS PARA CONCLUSÃO DO CURSO

      • Estar regularmente matriculado no Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde, no mínimo, por período de dois semestres consecutivos;
      • Obter no mínimo, 30 créditos em disciplinas e trabalho de conclusão;
      • Ser aprovado no exame de proficiência em inglês, conforme diretrizes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP/EPM;
      • Ser aprovado na Qualificação mediante Parecer da Banca Examinadora;
      • Apresentar o parecer de aprovação do Projeto do Trabalho de Conclusão pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP/EPM;
      • Ter o Plano do Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela CEPG;
      • Elaborar Trabalho de Conclusão de Curso e tê-lo aprovado por Banca Examinadora, designada pela CEPG e homologada pela CPG da UNIFESP/EPM.

ALUNO ESPECIAL

      • De acordo com o artigo 27º do Regulamento do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde, o aluno especial é o discente não regularmente matriculado no Programa, que poderá estar matriculado em outros Programas de Pós-Graduação da UNIFESP ou de outras Instituições de ensino;
      • Caso o aluno tenha matrícula em outro Programa da UNIFESP ou em Programa de outra Instituição ele terá direito somente se houver disponibilidade de vaga e tiver a concordância do docente responsável pela disciplina;
      • É somente permitida a matrícula do aluno especial em disciplinas obrigatórias de linha e/ou eletivas, mediante aprovação da CEPG e do docente responsável pela disciplina;
      • O aluno especial terá direito ao certificado de aprovação na disciplina, que será expedido pela CEPG;
      • O aluno especial poderá cursar no máximo 3 (três) disciplinas obrigatórias de Linha de Pesquisa e/ou disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa;
      • O aluno especial deverá prestar o processo seletivo do Programa, como qualquer outro candidato.

Os interessados devem preencher o Requerimento (clique aqui) e enviar por e-mail para secretaria do Mestrado.